Ortodontia

Especialidade que corrige a posição dos dentes e ossos maxilares, readequando a mastigação e melhorando a estética do seu sorriso.

Este especialista estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista, permanente e seus desvios da normalidade, prevenindo , interceptando e corrigindo a “maloclusão”, que significa “mordida ruim”.

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência e influenciam na autoestima.

A prática da ortodontia requer habilidade profissional no design, aplicação e controle dos aparelhos corretivos para levar os dentes, lábios e arcadas a um alinhamento apropriado e alcançar um equilíbrio facial. 

Aparelho Dentário Metálico

O aparelho ortodôntico corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Além de prejudicar a aparência, os dentes tortos são difíceis de se manterem limpos.

Aparelho Dentário Autoligado

No aparelho ortodôntico autoligado o fio metálico é preso por pequenas tampinhas que já fazem parte dos braquetes, não necessitando de borrachinhas. São indicados para os casos de mal oclusão dentária e têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Uma das grandes vantagens estéticas do aparelho autoligado é a ausência do uso das tradicionais “borrachinhas”. O fio do aparelho passa diretamente por dentro de canaletas e é preso pelas tampas do bráquete, dispensando o uso do acessório. Por não ter as borrachas, o aparelho é mais discreto e higiênico. O fio pode, ainda, ser de material translúcido, sendo desta forma mais atraente esteticamente.

Outra vantagem é a redução do tempo de tratamento. Por ser mais moderno e mais eficiente, em grande parte dos casos, o tempo de uso é reduzido. Por outro lado, é necessário procurar sempre por um profissional qualificado para este tipo de tratamento pois, se mal aplicado, o aparelho autoligado pode gerar dificuldade de controle da movimentação dentária, o que pode atrasar o tratamento, gerando mais custos.

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Aparelho Invisível - Invisalign

Os alinhadores invisíveis são aparelhos transparentes e removíveis produzidos em altíssima tecnologia. Com o propósito de atender a ansiedade e a expectativa daquelas pessoas que necessitam utilizar uma aparelho que seja: discreto praticamente invisível, confortável e conveniente.

O tratamento consiste numa série de alinhadores (goteiras de silicone construídas através de uma impressora 3D, de acordo com o planejamento delineado) praticamente invisíveis e removíveis, feitos à medida de cada paciente. Tem como grande vantagem a comodidade, quer para fazer a higiene oral, quer como aparelho mais cômodo, com menos sensibilidade associada. É um sistema de elevada precisão, porque todo o plano de tratamento é definido por computador. Pode ser usado para tratar desde problemas de correção simples, como os mais complexos.

Os alinhadores transparentes Invisalign são feitos sob medida com um material exclusivo, Smart Track, encaixam-se confortavelmente, retiram-se para comer e para lavar os dentes e usar fio dentário com toda a comodidade. São recortados a nível da linha gengival para que sejam mais cômodos, e é recomendado que sejam usados 22 horas por dia, só devem ser retirados para comer.

É um tratamento ortodôntico que concilia a comodidade com a estética e a eficácia. Pode usar o aplicativo My Invisalign Smile para registar a evolução do tratamento e comparar os progressos entre cada alinhador. 

Aparelho Dentário Estético

O aparelho dentário estético é a opção ideal para jovens e adultos que precisam fazer o tratamento ortodôntico mas priorizam a descrição. Os braquetes estéticos são feitos de materiais transparentes, em cerâmica e ou em safira, cada qual adequando-se à estética do seu dente.

Pode parecer estranho, mas esse é um dos tipos de tratamentos ortodônticos mais indicados para quem deseja corrigir um problema e, ainda assim, não expor o aparelho para as outras pessoas. Com esse tipo de aparelho, você poderá sorrir com tranquilidade, sem que nada apareça.

O tratamento consiste na colocação de bráquetes específicos, diferentes do aparelho convencional que conhecemos, na parte de trás dos dentes. As correções são feitas normalmente e os resultados atingidos são igualmente satisfatórios em comparação com as outras opções de tratamento. A grande diferença, mesmo, é a estética e a manutenção da autoestima.
 

PERGUNTAS FREQUENTES

A primeira avaliação ortodôntica deve ser feita por volta dos 6 anos de idade. No entanto, o odontopediatra pode referenciar uma criança para ser avaliada mais cedo, por volta dos 3, 4 anos caso detete alguma alteração funcional dos maxilares. Há determinadas situações que devem servir de alerta para os pais, nomeadamente hábito de chucha depois dos 4 anos de idade, hábito de chuchar no dedo depois dos 4 anos de idade, perda precoce de um dente de leite, crianças que respiram pela boca.
 
Palato estreito, mordida cruzada, maxilar inferior recuado, dentes superiores salientes (“dentes de coelho”), dentes inferiores muito para a frente, desvios da mandíbula e assimetrias, falta de espaço para os dentes (apinhamento), espaços entre os dentes (diastemas), perda precoce de dentes de leite, atraso na erupção dentária, mordida aberta anterior (incisivos superiores e inferiores não tocam), habito de chuchar no dedo ou chucha, respiração oral, apneia do sono, deglutição atípica (forma errada de engolir).
 
As alterações devem ser feitas precocemente, porque influenciam o crescimento e desenvolvimento normal e harmonioso dos maxilares e sua função e fisiologia. Devem ser tratadas precocemente, enquanto ainda existe crescimento, para que seja possível estimular, inibir ou modificar as estruturas orofaciais. Na fase adulta o tratamento torna-se mais difícil e demorado, com resultados mais limitados, podendo ser necessário recorrer a extrações dentárias ou cirurgias maxilares.
 
Sim, os tratamentos em idades precoces ou tratamentos interceptivos são tratamentos dentários ou ortopédicos, e os aparelhos são colocados sobre os dentes de leite, sem qualquer prejuízo dos mesmos. Tem como objetivo corrigir ou atenuar problemas esqueléticos dos maxilares ou recuperar espaços para os dentes definitivos, permitir o crescimento simétrico dos maxilares, normalizar a forma, o tamanho e a função das estruturas orofaciais.
 
Na idade adulta, quando já não há crescimento, os tratamentos tornam-se mais longos, com resultados mais limitados. Os tratamentos em idade precoce são geralmente simples e bem tolerados pelas crianças. Alterações de simples resolução, sem tratamento, agravam com o crescimento e dão origem a más oclusões que afetam, não só a oclusão e função, mas também a estética da face e a postura.
 
Depende da fase de tratamento e do plano de tratamento específico para cada paciente. Os tratamentos precoces com dentição mista duram entre 7 a 12 meses. Os tratamentos nos adultos podem durar entre 12 a 30 meses, dependendo da severidade do caso e da técnica utilizada.
 
A colocação e remoção dos aparelhos não danifica os dentes, e quando existe uma boa higiene por parte do paciente os dentes estão intactos após a remoção dos aparelhos. No entanto, se o paciente não tiver uma higiene cuidada, que é explicada no dia da colocação dos aparelhos, podem surgir manchas de desmineralização do esmalte, irreversíveis, que não desaparecem e resultam da acumulação de placa bacteriana em redor das braquetes.
 
Após a utilização de qualquer tipo de aparelho ortodôntico está indicada a colocação de aparelho de contenção. O período de contenção varia conforme o resultado final do tratamento ortodôntico, idade do paciente e severidade da má oclusão inicial. A contenção tem como objetivo manter a estabilidade e os resultados alcançados. A não utilização implica a regressão do tratamento efetuado.
 
 
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.