Periodontia

A especialidade que trabalha no tratamento e prevenção de doenças nos tecidos de sustentação e proteção dos dentes (gengivas e ossos).

Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva. Por isso, se você já se perguntou o que é periodontia, saiba que é justamente a série de tratamentos que visam a corrigir os problemas dessa região.

A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias. 

Raspagem Dental ou Tratamento Periodontal

Técnica utilizada para a remoção de placa bacteriana e tártaro que causam a gengivite. Após a raspagem, é realizada a profilaxia para desinflamação e redução da sensibilidade da gengiva e dos dentes.

A raspagem dos dentes é um tratamento odontológico muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, podendo causar gengivite ou doenças mais sérias. A raspagem dental tem como objetivo remover o tártaro e tratar a gengivite. Caberá ao seu dentista indicar a necessidade e o momento certo de fazer o tratamento.

 

Etapas do tratamento de raspagem dental:

A raspagem pode ser feita em uma a até quatro sessões, dependendo do grau do tártaro nos dentes e da inflamação na gengiva. Veja quais são as etapas do procedimento:

  • Raspagem – Remoção da placa bacteriana endurecida por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos. A placa e a película bacteriana devem ser removidas tanto da superfície dos dentes quanto abaixo da linha da gengiva. Em casos mais sérios, pode ser necessária a limpeza dos ossos também.
  • Alisamento radicular – É raspagem da raiz do dente para reduzir a inflamação. Ao raspar essa área, o dentista alisa as regiões irregulares e impede a reincidência da placa bacteriana. O alisamento é feito para remover as rugosidades que restaram da raspagem com o intuito de deixar os dentes lisos e recuperar a aparência saudável.
  • Polimento -O polimento dos dentes é feito com pastas polidoras com adição de flúor para ajudar a recuperar as estruturas dentárias tratadas.
 

PERGUNTAS FREQUENTES

A higiene inadequada, o fumo, o stress, a baixa imunidade e os maus hábitos alimentares podem deixar a gengiva sensível às infecções decorrentes da instalação de uma mistura de bactérias, saliva, cálcio e restos de comida que se instalam entre a gengiva e os dentes formando a placa dental. Quando endurecida, essa placa forma o tártaro que, por sua vez, pode acarretar na inflamação da gengiva — a gengivite.
 
Dependendo do caso, o tratamento deverá ser continuado em casa com uso de antibióticos (no caso de inflamação grave ou infecção purulenta) e enxaguantes bucais específicos. É fundamental que essa fase seja seguida pelo paciente para evitar outros problemas bucais ou mesmo de outras partes do corpo, já que não se quer que a infecção se espalhe. A prevenção de uma nova gengivite se faz com a correta higienização bucal diária e visitas regulares ao dentista.
 
Remoção de placa bacteriana ou do tártaro; Cura do processo inflamatório (gengivite) e/ou infeccioso; Diminuição da ocorrência da gengivite e de infecções bucais; Interrupção do sangramento da gengiva; Impedir doenças que podem causar perda dos dentes; Manter a saúde dos tecidos em volta dos dentes.
 
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.