Próteses
Fixas ou removíveis, as próteses dentárias visam recuperar dentes perdidos ou danificados, dando forma, função, aparência e saúde bucal aos pacientes.
É a área da medicina dentária que se ocupa do diagnóstico, planeamento e posterior colocação de próteses dentárias, que têm como finalidade a reposição de dentes perdidos, e consequentemente da estética e da função. As próteses removíveis, como o nome indica, permitem que o paciente as remova sempre que entender, ao contrário das próteses fixas que funcionam como os dentes naturais, conferindo estas últimas maior qualidade de vida ao paciente.
Existem dois tipos de prótese removíveis, as próteses totais removíveis e as parciais removíveis.
Prótese Fixa
As próteses fixas são recomendadas para quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Esse tipo de prótese é aparafusado ou encaixado em implantes ou nos dentes naturais restantes.
Quem perdeu um ou mais dentes sabe o incômodo que a ausência de dentição pode causar. Tanto pelo aspecto estético, que compromete o sorriso e a fala, como pelo inconveniente de sentir um dente faltando na boca. Como alternativa a esses problemas, os pacientes podem contar atualmente com as próteses dentárias fixas. Elas podem estar apoiadas sobre implantes ou dentes e servem como substitutos para os dentes extraídos.
Embora a estética seja um dos aspectos considerados quando se propõe a prótese fixa, sua importância vai além: a função mastigatória e a fonética são outros fatores essenciais. O paciente é beneficiado ao se alimentar confortavelmente e recupera totalmente a sua capacidade de articulação de palavras e sons.
Prótese Removível
As próteses removíveis podem ser parciais ou totais e são feitas em acrílico ou estrutura metálica que são mantidas na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes.
É uma técnica extremamente inovadora de implantes que repõe os dentes de forma rápida, segura e funcional para o paciente e com indicações precisas; hoje é possível o paciente (em casos selecionados) entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes dentários. Mas nem todos os pacientes estarão aptos para realizar este tipo de implante dentário.
Neste processo, o tempo de colocação de coroa dentária é diminuído, assim, o paciente passa pelo processo de osseointegração (processo após a instalação dos implantes em que ocorre a união do implante com o tecido ósseo) do implante com uma coroa provisória ou, se possível, até mesmo com a definitiva. A grande vantagem desse tipo de tratamento é que não haverá desconfortos da prótese dentária removível ou problemas estéticos provocados pela ausência dentária.
PERGUNTAS FREQUENTES
Existem dois tipos de prótese removíveis, as próteses parciais removíveis e as próteses totais removíveis. A prótese total removível, tal como o nome indica, é uma solução para quem perdeu todos os seus dentes naturais e o seu sorriso. A prótese total convencional é feita e colocada na boca do paciente após a remoção do último dente ou dos últimos dentes, e assim que os tecidos estiverem cicatrizados, o que pode levar alguns meses. Uma prótese total imediata é colocada na boca assim que se removam o último ou últimos dentes. Com este tipo de prótese, o paciente não tem que passar nenhum período sem dentes, mas vai necessitar de um reajustar (rebasamento ) passados poucos meses. Em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis pode optar por uma prótese parcial removível.
Acrílica e Esquelética Flexível. A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, cujo esqueleto (estrutura) apoia-se sobre gengiva e dentes. A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica, e apoia-se apenas sobre a gengiva, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos), ou redes e barras para reforço.