Como a Toxina Botulínica Facial Rejuvenesce sua Aparência?
A toxina botulínica é uma substância que age diretamente nos músculos que puxam a pele e formam as rugas e linhas de expressão, promovendo a sua paralisação. Assim, quando você usa a Toxina Botulínica facial para rejuvenescer a sua aparência, é possível sorrir ou fazer qualquer outro movimento facial sem medo!
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a Toxina Botulínica é o tratamento não cirúrgico mais realizado no país — e o volume das buscas se justifica pelos benefícios que ele traz à nossa pele, aparência e autoestima.
Afinal, o rosto é o nosso cartão de visitas. Quando estamos insatisfeitas com ele, pode ser difícil manter a autoconfiança e se sentir bem com você mesma. Felizmente, procedimentos como a Toxina Botulínica nos ajudam a recuperar nossa autoestima.
Pensando nisso, vamos explicar como a Toxina Botulínica facial age no rejuvenescimento da aparência. Prossiga com a leitura e saiba mais!
Como a Toxina Botulínica facial contribui para o rejuvenescimento?
As propriedades de paralisação do músculo promovidas pela Toxina Botulínica facial permitem obter um efeito de combate ao envelhecimento ao suavizar as rugas e linhas de expressão.
Em função do seu mecanismo de funcionamento, a toxina botulínica é indicada para combater as chamadas rugas dinâmicas, que são aquelas que se formam como resultado das contrações musculares, que surgem quando fazemos uma expressão.
Essas marcas costumam aparecer primeiro no canto externo dos olhos, sendo conhecidas popularmente como “pés de galinha”. Elas também aparecem na testa, em forma de linhas horizontais.
Dessa forma, depois da aplicação da Toxina Botulínica, ocorre a paralisação do músculo que se contrairia e formaria o vinco na pele, evitando que expressões como sorrir, ficar preocupada ou até mesmo falar deixem você com a aparência envelhecida devido ao destaque das rugas.
O que é Toxina Botulínica facial e como ele age?
“Toxina Botulínica” é um dos nomes comerciais da toxina botulínica, uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum que tem a propriedade de paralisar os músculos no local onde ela é injetada.
Isso acontece porque a toxina botulínica promove o bloqueio das terminações nervosas, impedindo a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável por transmitir os sinais do cérebro até o músculo.
Como resultado, a atividade muscular da região fica paralisada, então as rugas não podem mais se formar e aparência ganha uma expressão mais suave e relaxada que contribui diretamente para parecermos mais jovens.
Além disso, é preciso registrar ainda que a Toxina Botulínica facial pode ser utilizado também com o objetivo de acentuar o arqueamento das sobrancelhas, deixando-as em uma posição mais elevada e rejuvenescendo o olhar.
Quando usado com essa finalidade embora o efeito seja bastante natural e sutil, o resultado como um todo é de um semblante mais revitalizado. Esse é o tipo de estratégia que costuma agradar muito as mulheres já que ninguém sabe dizer exatamente o que você fez, mas todos concordam que com certeza “você está mais bonita”!
A Toxina Botulínica pode ser usado de forma preventiva?
O surgimento das primeiras linhas de expressão é um sinal claro de que o tempo está passando, mas nem sempre nossa aparência reflete a forma como nos sentimos, não é mesmo?
Nesse caso, a Toxina Botulínica facial é um procedimento estético que tem muito a contribuir porque ele também tem uma ação preventiva importante nos protocolos de cuidados com a pele do rosto.
Dessa maneira, a Toxina Botulínica facial, hoje em dia, vem sendo amplamente usado como forma de prevenir e retardar o surgimento das linhas e marcas de expressão que com o tempo vão se transformar nas temidas rugas.
Isso porque se as regiões mais propícias ao surgimento de rugas forem paralisadas antes mesmo das marcas de expressão se instalarem na face, consequentemente, as rugas também serão impedidas de se manifestarem.
Diante disso, vale muito a pena usar a Toxina Botulínica facial com o objetivo de retardar os efeitos do envelhecimento da pele e prolongar por mais tempo o viço e a beleza da cútis.
Como é feita a aplicação da Toxina Botulínica facial?
A aplicação da Toxina Botulínica é feita diretamente nos músculos responsáveis pela formação da ruga e precisa estar restrita a área que se pretende paralisar, a fim de não comprometer outros setores do rosto e tirar a naturalidade das feições.
No que se refere às doses, elas devem ser compatíveis com os objetivos e expectativas de cada paciente em relação aos resultados esperados. Para tanto, somente um profissional habilitado será capaz de estabelecer com precisão e segurança a dosagem indicada para cada situação e necessidade.
No dia da aplicação o profissional vai acomodá-la em uma cadeira ou maca, que deixe você completamente à vontade e confortável. Em seguida ele vai higienizar toda a pele do seu rosto, a fim de que não surjam infecções na área ser tratada. Com a pele limpa ele passa a aplicar um anestésico local e, depois o profissional fará a aplicação da Toxina Botulínica, por meio de uma agulha fina que transportará a substância que está em seu interior.
A Toxina Botulínica pode atuar nas rugas permanentes?
Como a atuação da Toxina Botulínica se dá pelo seu efeito no músculo, ele não é capaz de tratar as rugas permanentes, ou seja, os vincos que estão presentes no rosto o tempo todo, independentemente da expressão facial.
Um exemplo é o famoso bigode chinês, a linha que vai do canto externo do nariz até o canto da boca. Esses sulcos não dependem da contração muscular, tendo sua origem em um desnível na pele formado pela repetição dos movimentos e a perda de firma da pele.
Dessa forma, a Toxina Botulínica facial não é uma boa solução para esse tipo de ruga, embora ajude a prevenir que rugas dinâmicas se transformem em rugas permanentes. Em caso de sulcos profundos, os preenchimentos faciais com ácido hialurônico costumam ser mais indicados.
É por esse mesmo motivo que a toxina botulínica não é indicada para aumentar o volume dos lábios, já que essa substância não oferece esse efeito. Para isso, o preenchimento labial é uma alternativa muito mais eficiente.
A Toxina Botulínica pode tirar toda a expressão da pessoa?
Um dos principais receios de quem está pensando em fazer a Toxina Botulínica facial é ficar com as “expressões congeladas”, o que resultaria em um rosto artificial por não transmitir emoções.
Essa é uma preocupação justificada, pois esse é um efeito indesejável e que realmente pode acontecer caso o tratamento não seja feito da maneira correta, o que mais uma vez evidencia a importância de procurar profissionais plenamente capacitados para a realização do procedimento.
O que esperar depois da sessão de Toxina Botulínica?
Por ser um tratamento estético pouco invasivo, a Toxina Botulínica facial não exige que o paciente se afaste do trabalho. Porém, recomenda-se evitar exercícios físicos, fazer massagens no local da aplicação ou se deitar por quatro horas depois da sessão.
Ainda, como esse procedimento envolve o uso de agulhas, a pele pode apresentar pequenos inchaços e manchas arroxeadas nos pontos em que a toxina foi aplicada caso algum vasinho seja atingido — algo que não se pode evitar totalmente.
Felizmente, esses são desconfortos temporários e que desaparecem em poucos dias, deixando apenas o efeito de rejuvenescimento.
Como são os resultados da aplicação da Toxina Botulínica?
Os efeitos da Toxina Botulínica facial não são imediatos, portanto, não se preocupe se você não perceber muita diferença logo que sair da clínica. Os resultados desse tratamento começam a aparecer em torno de 3 a 4 dias depois da aplicação, chegando à sua totalidade em até duas semanas.
Depois desse período, o médico poderá avaliar a necessidade de fazer um retoque na aplicação para corrigir eventuais assimetrias ou linhas de expressão que tenham persistido. Além disso, deve-se ter em mente que os resultados da Toxina Botulínica não são permanentes.
Quanto tempo dura a aplicação da Toxina Botulínica?
Nas mulheres, o efeito costuma durar de 4 a 6 meses, enquanto nos homens ele dura cerca de 4 meses (devido ao fato da pele e os músculos deles serem mais fortes que os nossos).
Desse modo, é necessário repetir a Toxina Botulínica facial depois desse tempo para que os resultados sejam mantidos e seja possível continuar com a aparência mais jovem e bonita.
Como vimos a Toxina Botulínica facial é uma excelente alternativa de tratamento rápido, eficiente e praticamente sem contra indicações (exceto para casos de mulheres grávidas e alguns casos de doenças alérgica e autoimunes), tanto para fins de reparação quanto com o propósito de prevenir e adiar o envelhecimento da pele.
Sendo assim, se você ficou interessada na Toxina Botulínica facial, agende uma avaliação com a Dra. Shanna Gonçalves para descobrir se essa é a melhor solução para você e aproveite para conhecer outros tratamentos estéticos para se sentir sempre linda e jovem.