Odontopediatria e a Gravidez
Alguns podem achar exagero, mas os cuidados com a saúde bucal da criança começam no momento da gestação. É o chamado “pré-natal odontológico”. Ele tem como objetivo orientar a gestante sobre os cuidados essenciais durante o período da gravidez e pós nascimento.
Para as mamães, a ideia é fazer um check up geral. O objetivo é identificar e tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar o aparecimento de enfermidades bucais que possam afetar a sua saúde e a do bebê.
Esse acompanhamento é necessário porque, durante a gestação, o organismo da mulher passa por uma grande variação hormonal. Isso pode favorecer o desenvolvimento de condições pré-existentes, aumentando o risco de cáries e gengivite, por exemplo.
Nessa fase, é essencial que a gestante mantenha os seus cuidados com a higiene bucal.
Já os bebês se beneficiam do acompanhamento durante a gravidez. Esse é o momento ideal para que a mamãe receba todas as informações e orientações sobre os cuidados futuros com a criança.
Além disso, para quem sonha com a maternidade, os especialistas defendem a importância da visita ao dentista antes mesmo da gravidez se confirmar. O motivo está relacionado ao diagnóstico precoce de doenças periodontais . São inflamações que acometem a gengiva – e que em um estado mais avançado, podem cair na corrente sanguínea e ser a causa de partos prematuros.
Quanto antes houver a identificação de possíveis riscos de dor de dente na gravidez, melhor!
A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica exclusivamente à manutenção da saúde oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.
Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva.
Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira visita ao médico dentista se realize a partir do momento que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.
Sabemos que medo e a ansiedade estão normalmente associados à ida ao dentista. No entanto, o Odontopediatra tem formação específica para lidar com os medos e receios da criança, e tem capacidade de transformar a consulta numa experiência positiva e até mesmo divertida.
Uma resposta
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!