O que é odontopediatria?

A odontopediatria é uma área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e, até, adolescentes. O principal foco dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida.

Ao iniciar cedo uma rotina de visitas ao odontopediatra, pais e filhos criam um vínculo de confiança com o profissional.

Esse acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos em cada fase.

Na odontopediatria, a palavra de ordem é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor. Por isso, as futuras mamães podem até mesmo aproveitar a fase da gestação para receber as orientações sobre os cuidados iniciais com o bebê.

Parece cedo demais? Mas, não é! O objetivo principal dos primeiros contatos com o dentista pediatra é construir uma experiência de aprendizados. Assim, você pode evitar desgastes com o tratamento corretivo de problemas já existentes. Isso é fundamental para que essa dinâmica comece livre de traumas para os pequenos.

Já para os pais, a odontopediatria serve como um guia para percorrer e entender todas as fases da infância. Isso ocorre antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho.

Por se tratar de um momento repleto de novas experiências, muitas dúvidas surgem. A principal delas é saber qual o momento certo de marcar a primeira visita ao odontopediatra.

O próprio pediatra da criança poderá auxiliar também na indicação do melhor momento para começar a visitar um odontopediatra.

Como a odontopediatria pode ajudar pais e filhos?

odontopediatra pais e filhosA odontopediatria é a especialidade odontológica que oferece orientação para pais, e cuidados para os filhos.

Os primeiros meses de vida de um bebê são de constante evolução. Todas as mudanças de fase são vivenciadas de forma muito intensa. Além de muitas alegrias a cada descoberta, também são frequentes as dúvidas.

O odontopediatra ajuda pais e filhos nessa jornada. Ele é o profissional capaz de fazer uma avaliação individual de cada caso e, assim, determinar o momento certo de fazer adaptações no cotidiano. O odontopediatra auxiliará no desenvolvimento que cada fase exige.

Indo além da primeira infância, o profissional de odontologia pediátrica pode, ,e deve, acompanhar o jovem em seu desenvolvimento até os 12 anos. Também há quem defenda que esse acompanhamento possa ser benéfico até os 18 anos.

Quando o odontopediatra identifica a necessidade de utilizar algum tipo de aparelho infantil, ele encaminha o paciente a um ortodontista.

Gostou desse Artigo? Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Toxina Botulínica

Como a Toxina Botulínica Facial Rejuvenesce sua Aparência? A toxina botulínica é uma substância que age diretamente nos músculos que puxam a pele e formam

Leia Mais

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.