Check-up Oral: porque devo fazer?

Você já ouviu falar sobre a necessidade de um check-up do seu sorriso a cada 6 meses? Essa é a indicação que todo dentista te dará ao ser questionado sobre o tempo de retorno para uma nova avaliação.

Mas isso é mesmo necessário? Ou seria um exagero? Por que podemos considerar tão importantes as visitas frequentes ao dentista? Através desse artigo, vamos te ajudar a esclarecer melhor essa dúvida.

O primeiro aspecto a ser considerado nas visitas frequentes ao dentista é a necessidade de manter os dentes e a gengiva saudáveis. Mesmo com a prática de uma rotina de higiene em casa, é muito possível acontecer o acúmulo de bactérias, placa e tártaro, isso porque, esses acúmulos, geralmente, acontecem em áreas da boca de difícil acesso da escova e do fio dental. E por conta disso, novas cavidades e infecções podem surgir de maneira muito lenta, sem que percebamos e, de repente, aparece a dor de dente, que geralmente pega as pessoas muito desprevinidas.

E o que o dentista fará nessas consultas mantidas com regularidade?

  • Promoverá exames das estruturas orais – uma avaliação da sua gengiva, dentes, língua e estruturas que podem revelar algo sobre a sua saúde;
  • Fará um exame da cabeça e do pescoço, avaliando seus gânglios linfáticos e a ATM (articulação da mandíbula) para descartar quaisquer sinais de anormalidade;
  • Fará uma radiografia – dependendo de alguma suspeita, a solicitação da radiografia descartará ou comprovará problemas na estrutura interna, infecções ou patologias, observando também, cavidades impossíveis de serem vistas a olho nu e comprovar a sua qualidade óssea;
  • A tão saudável limpeza – essa é a parte mais importante do check-up. A cada seis meses é possível a formação de muita placa bacteriana e o dentista chegará aos lugares mais escondidos, fazendo com que o seu sorriso volte a brilhar de maneira muito saudável.

O segredo para manter uma rotina de idas ao dentista é enxergar esse profissional como alguém importante no cuidado da sua saúde de maneira geral, até porque, um bom dentista fará observações muito conscientes que relacionam a sua saúde bucal com a vida que você tem levado. Muitas doenças sistêmicas manifestam-se diretamente na boca e podem facilmente ser identificadas pelo seu dentista. Entre elas podemos citar: diabetes, cancros orais, anemia, deficiência de vitaminas, doença vascular, leucemia, fungos, bactérias e problemas gastrointestinais.

Então, valorize a sua ida ao dentista! Após uma consulta de rotina, a sua vida poderá ter um novo rumo ou sentido. E viver bem é o que interessa, não é mesmo?!

Se você está na região de Blumenau então agende o seu Check-up Oral na OralBlu!

Gostou desse Artigo? Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Toxina Botulínica

Como a Toxina Botulínica Facial Rejuvenesce sua Aparência? A toxina botulínica é uma substância que age diretamente nos músculos que puxam a pele e formam

Leia Mais

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.