Hoje em dia, no mercado da odontologia, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, mas nesse post vamos falar especificamente sobre os autoligados.
Houve um tempo em que os usuários de aparelhos ortodônticos gostavam de escolher borrachinhas bastante coloridas e chamativas para colocar nos bráquetes, mas hoje, a tendência é deixar o aparelho cada vez mais discreto – e esse é o objetivo dos aparelhos autoligados.
No lugar das coloridas borrachinhas, surgem os clipes colocados nos bráquetes que prendem os fios e essa é uma das principais vantagens para quem opta por esse tipo de aparelho. Neste sistema, o fio passa por dentro das canaletas e é preso direto aos bráquetes, dispensando qualquer necessidade de outro material para mantê-lo. Dessa forma, o aparelho ficará muito mais discreto, sem contar, a melhoria da higiene. Outra vantagem é que para ocasiões especiais como casamento, formatura ou um evento especial, é possível utilizar o fio pintado de branco que corta os bráquetes, tornando-o muito mais discreto.
Podemos considerar que esse aparelho é bastante tecnológico e isso reduz, significativamente, o tempo de duração do tratamento na maioria dos casos. Além disso, causa menor atrito entre as estruturas do aparelho, colocando, de maneira precisa, a força necessária para que a movimentação dentária aconteça, causando movimentos mais rápidos e muito mais eficientes, com menos efeitos colaterais como, por exemplo, a dor.
Existem grandes vantagens quando o paciente opta por esse tipo de aparelho ortodôntico:
- Menos dor e mais eficiência;
- Mais conforto;
- Mais rapidez no tratamento;
- Aparência mais discreta;
- Menor índice de manutenção.
E para deixar essa matéria bem explicativa, falaremos sobre os dois tipos de aparelhos autoligados – o passivo e o interativo.
Quando o paciente opta pelo aparelho autoligado passivo, ele espera receber um sistema de fechamento do clip na canaleta do bráquete que não faça pressão sobre o fio ortodôntico, promovendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e no controle de rotação e inclinação dos dentes. Já o interativo, tem as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar, ou não, o arco – dependendo do seu calibre.
Fica aqui a nossa dica para um aparelho ortodôntico moderno e mais discreto. Converse com o seu dentista e juntos, encontrem uma solução para um sorriso bonito e saudável.