O sorriso e a autoestima

Sabemos que 90% das pessoas se sentem infelizes quando apresentam algum problema estético. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, muitos pacientes apresentam quadros depressivos e de baixa autoestima por sentirem uma vergonha específica, o próprio sorriso. O ato de cobrir a boca para falar em público é um sinal de constrangimento para a pessoa que possui dentes tortos, estragados ou faltantes.

No cenário brasileiro essa realidade é bastante vivida, pois, apenas 55% dos adolescentes têm a dentição completa na boca. Entre os indivíduos na fase adulta, o valor percentual cai para 54% e se torna agravante quando olhamos para a porcentagem dos idosos que possuem todos os dentes na boca, estes são de apenas 10%.

Vivemos em um mundo globalizado, onde as informações chegam em um piscar de olhos, dessa forma, podemos acompanhar as tendências no mundo da moda e o universo das celebridades. Na mídia vemos propagandas, filmes e novelas com pessoas felizes exibindo sorriso radiante, dentes alinhados e brancos. Não obedecer está regra, será sinônimo de deboche, desvalorização, humilhação, entre outros.

Além dos fatores estéticos, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração para que não afetem a saúde do indivíduo. Os dentes são responsáveis pelo processo inicial da nossa alimentação e nos auxiliam em muitas atividades cotidianas como falar, assobiar, cantar, beijar, tocar instrumentos e principalmente sorrir.

Além disso, podemos afirmar que possuir um sorriso bonito é motivo de autoestima elevada. O dentista não deve ser procurado somente para solucionar questões estéticas, é recomendado ir ao dentista regularmente de modo que possam ser prevenidos problemas mais sérios de saúde, inclusive é na prevenção da saúde bucal que estará toda a chance de exibir um sorriso perfeito.

Ter uma boca saudável não significa somente ter o sorriso branco perfeito. Uma grande parte das pessoas possuem dentes com cáries, diastemas (dentes separados), mau hálito, escurecimento por perda de cálcio e outros elementos. Prevenir que estes sintomas afetam sua dentição pode evitar a queda futura dos dentes.

Cuide dos seus dentes! Cuide do seu sorriso! Cuide da sua autoestima!

Gostou desse Artigo? Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Toxina Botulínica

Como a Toxina Botulínica Facial Rejuvenesce sua Aparência? A toxina botulínica é uma substância que age diretamente nos músculos que puxam a pele e formam

Leia Mais

Respostas de 2

  1. É realmente muito interessante esta matéria, sem autoestima a pessoa praticamente não vive ela simplismente existe, e por isso é um assunto que precisa sim ser tratado póis há muitas informações não exploradas pela sociedade.
    Enfim todos que colaboraram com este conteúdo está de parabéns, pretendo voltar mais vezes aqui.

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.