Muitos pacientes adentram os consultórios odontológicos com reclamações advindas da sensibilidade nos dentes. Essa queixa é mais comum do que se imagina e a falta de informações corretas sobre esse assunto é enorme. Ou seja, uma vez que o conhecimento sobre o tratamento só está relacionada ao uso de pastas dentais como solução.
Contudo, deve-se saber a causa que origina o problema e não somente o tratamento. Pois, a abordagem pode ser totalmente diferente dependendo do resultado. Ou seja, desta maneira, o objetivo do profissional consultado será definir o que está causando a sensibilidade nos dentes mapeando suas possíveis raízes e mostrando as soluções que o paciente pode utilizar no tratamento.
A Hipersensibilidade Dentinária é o nome certo para a sensibilidade nos dentes da qual falamos neste post. Ela ocorre quando existe a exposição gradual da dentina, que é parte mais interna do dente. Na dentina estão localizados pequenos canais (túbulos dentinários) que contém terminações nervosas e fluidas.
Quando o dente está sobre ação de calor ou frio e estes túbulos estão expostos, ocorre a movimentação rápida do fluido contido neles. Esta movimentação faz com que as terminações nervosas reajam gerando a sensação de desconforto e dor. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária é uma dor aguda, fina e com pontadas cuja duração varia conforme a ingestão dos alimentos frios ou quentes. Dependendo do nível da sensibilidade o ar que transita entre nossa boca também pode incomodar.
Recomendamos que nos primeiros sinais de sensibilidade nos dentes, o dentista seja consultado, para que os prejuízos e dores sejam amenizados e curados o quanto antes.