Você já sentiu sensibilidade nos dentes? Aquela dor chatinha ou um forte incômodo que sentimos quando alguns dentes entram em contato com um alimento muito gelado ou quente, muito doce ou ácido, fazendo com que sintamos uma leve ardência? Se sim, vamos conhecer o porquê disso acontecer!
A sensibilidade dentária acontece por conta de um problema na dentina – que fica localizada entre o esmalte e a polpa do dente e é a responsável pela proteção dos mesmos. Tudo isso acontece quando a dentina fica exposta, ou seja, o esmalte que protege os dentes está desgastado ou quando uma restauração é removida, deixando a dentina igualmente exposta.
Geralmente, essa dor passa muito rapidamente, mas se repete todas as vezes em que entramos em contato com certos alimentos. A sensibilidade dental é sentida por, pelo menos, 54% por população mundial.
Mas existem algumas causas realmente significativas que dão início a hipersensibilidade e que precisamos prestar atenção no nosso dia-a-dia. Um dos principais contribuintes é o consumo de alimentos muito ácidos, como os refrigerantes, as frutas cítricas e tudo mais que contenha muita acidez, porque o consumo desses alimentos, ao longo dos anos, acaba expondo as partes mais sensíveis dos dentes.
Outro vilão da sensibilidade nos dentes é a falta de higiene que ocasiona o surgimento de muitas placas bacterias e podem causar a retração gengival. No entanto, a escovação feita de maneira exagerada também pode contribuir para que o problema pareça. O bruxismo – apertamento e ranger dos dentes também provoca a perda do esmalte, deixando os dentes muito mais sensíveis. Até mesmo um clareamento dental pode ocasionar em uma leve irritação, por isso, a importância de ser acompanhado por um bom dentista.
Mas o bom é sabermos que existe tratamento para a sensibilidade dos dentes e o mesmo deve ser cuidado de acordo com a intensidade do problema. O Dentista Especialista da OralBlu poderá trazer a indicação de cirurgia para recobrir a raiz do dente, aplicação de dessensibilizadores, restaurações dentárias e o uso de cremes dentais específicos.
E também, podemos falar de prevenção para que o seu dente não fique sensibilizado, como, por exemplo:
- Optar por escovas que tenham as cerdas mais macias;
- Não colocar muita força na hora da escovação e fazer sempre movimentos circulares;
- Evitar ou diminuir o consumo de alimentos ácidos;
- Observar se você sofre de bruxismo e buscar tratamento para evitar o desgaste dos dentes;
- Visitar com periodicidade o Dentista Especialista da OralBlu para que ele possa remover as placas bacterianas e acompanhar a sua retração gengival.
Sensibilidade nos dentes tem causa e tratamento. Procure o Dentista Especialista da OralBlu e você não precisará mais conviver com essa dor.